1 de fev. de 2019

A DOENÇA SILENCIOSA

Ninguém neste mundo pode dizer que é 100% saudável. Ou melhor, talvez muito raras pessoas. Todos têm em seu corpo algo que precisa ser olhado com mais dedicação. Alguns são fígado, q muitas vezes precisa de transplante, caso não ocorra pode levar a pessoa a óbito, outros são os rins e precisam 3 a 4 x por semana passar um dia inteiro no hospital para fazer hemodiálise, tem pessoas que têm problemas nos pulmões precisando muitas vezes andar com aparelhos caso lhe falte o ar, tem pessoas com problemas no coração gerando cansaço e insegurança à espera de um transplante, pessoas com problemas nos ossos fazendo a pessoa aguentar extrema dor, existem as doenças psicológicas q infelizmente eu sou uma delas e estou com isso há 18 anos e há 18 anos eu ouço as pessoas falar q não acreditam, que eu saro quando eu decidir, como se fosse algo fácil. E tem uma doença tb conhecida como doença silenciosa pq a pessoa pode estar com ela por anos e de repente aparece uma reação, ou no corpo como coceira ou for nos ombros, insensibilidade nos pés. Se chama silenciosa pq antes de se manifestar ela já estava ali e o resultado do que se come e se bebe por anos começam a aparecer. Ela se chama diabetes, não é uma doença rara existem mais diabéticos no mundo que se possa imaginar, eu sempre digo que a dieta de um diabético deveria ser seguida por todos. O nosso corpo não tem necessidade de açúcar. Que só serve pra se transformar em gordura e se fixar nos nossos órgãos internos ou na barriga. Já os diabéticos não têm hormônio da insulina suficiente para transformar o açúcar em gorduras, prejudicando vários órgãos entre eles: o rim, o fígado, pois o açúcar continua no sangue ele não se transformou em gordura, e se a pessoa é sedentária, perde uma grande chance de queimar as calorias e o açúcar no sangue, como eu sei tudo isso? Já em idade adulta não lembro o ano ao certo meu marido por certo tempo começar tomar muita à rua. Minha mãe que é enfermeira padrão desconfiou, mas não falou nada só falou pra ele passar no médico e pedir exames de sangue como rotina. Não deu outra: meu marido estava com diabetes. Foi uma mudança total em casa pois meu marido é doido por doce, coisa comum nos diabéticos. Só q ele comia doce escondido de mim e do meu filho e isso prejudicou sua visão, resultado de 10 anos de descaso com a diabetes.  Então deixo para vocês meu conselho:
1- Aceite que tem a Diabetes, isso é o mais importante.

2- Posso largar mão? O dia q for pra eu morrer eu morro. Resposta: Não. A Diabetes se for controlada, pode-se ter longevidade com qualidade.

3- Como fazer pra controlar? Aqui em casa é engraçado meu marido usa o aparelho todos os dias em Jejum e anota em um caderno quando ele vai só medico ele já sabe oq responder. E eu uso o aparelho pq tenho hipoglicemia. Os doces me fazem mal, e quando a vista fica turva e parece que vou desmaiar eu meço a Glicemia e já chegou a dar 36. Minha mãe que hipo é pior que diabetes pq se eu tiver hipo dormindo e entrar em coma, não volta. É o único coma que a pessoa não volta. É as sensações as mesmas de quem tem diabetes alta.

4- Como usar o aparelho? Deixe tudo preparado você irá se acostumar pois através desta simples atitude Deus percebe que você está cuidando do seu corpo que é templo de Deus. Como preparar? O aparelho redondinho vc liga ele é conforme a bula dos filetinhos você já coloca ele no aparelhinho se for igual do meu marido o lado que tem dois risquinhos dourados ficam para o lado de cima ou seja mesmo lado da tela do aparelho. Na tela do aparelho vai aparecer uma gotinha piscando, isso quer dizer que o aparelho está pronto e você colocou o filetinho certo, e está pronto pra receber uma mínima mostra do seu sangue.

Como eu tiro a mostra de sangue? Junto com o aparelho vem um espécie de caneta onde vai a lancetinha. Uma espécie de agulha muiiito fininha. Vc abre a caneta e coloca a agulhinha. Depois fecha. Vc mesmo pode fazer isso, mas no começo pode pedir pra alguém lhe ajudar até pegar o jeito. Segure a caneta com sua não direita e deixe tb um algodão do lado pq aquele filetinho que vai no aparelho só se usa uma vez a agulhinha pode usar mais vezes se for só entre marido e esposa. Com a mão direita vc vai puxar a caneta para traz e ela tem uma travinha.  Geralmente no dedo anelar da mão esquerda vc vai colher uma gotinha de sangue. Firme a lancetinha (caneta) no dedo anelar e aperte o botãozinho que tem na caneta vc irá sentir uma picadinha que dói menos que picada de pernilongo, aliás eu já acostumei que nem noto nada, nesse momento vc tem que ser rápido. Coloque a caneta de lado e aperte com a mão direita até subir uma gotinha de sangue. Com a mão direita vc pega o aparelho é coloca o filetinho embaixo da gotinha de sangue. Aí é só olhar a tela do aparelho que vai mostrar quanto está sua glicemia.

Apesar de ficar gravado no aparelho é bom ter um caderno e anotar todos os dias em Jejum, isso lhe ajuda a saber o que pode e oque não pode comer. E principalmente só muito de vez em quando comer lanche ou comida pesada à noite. Pois vc vai ver que quando come lanche por exemplo no outro dia a diabete está alta.

Acho q escrevi tudo oq sei sobre essa doença silenciosa, mas que se não for controlada pode trazer muitos problemas: na visão, nos rins, nos pés. Aliás essa é uma parte importante que colocarei em outro tópico.

E lembre sempre: pior que ser diabético é ser um mau diabético e não tratar o problema.

Só mais uma dica: 3 pessoas que o diabético deve frequentar sempre: Um endocrinologista que lhe ajuda no controle da glicemia, Um oftalmologista, e uma podóloga o cuidado com os pés deve ser um hábito.

Nenhum comentário:

Como fazer enfeites de Natal

Confira alguns tutoriais que explicam como fazer alguns itens para compor a decoração de Natal. https://youtu.be/uaCurJL2AeE